Glossário

Glossário é um dicionario especifico, aqui disponibilizamos o nosso glossário das palavras mais utilizadas dentro de um hospital. Isso porque, muitas vezes, durante a comunicação entre equipe assistente, pacientes e familiares, algumas palavras surgem e podem não ser compreendidas , ser parcialmente entendidas ou entendidas de maneira errada. Para isso um glossário com os principais termos utilizados dentro do ambiente hospitalar é de grande importância para melhorar a comunicação.

Tem dúvida com alguma palavra e ela não esta aqui? Manda para nós

Analgésico

Um tipo de medicamento que reduz ou elimina a dor sendo que alguns diminuem o inchaço. Na UTI, a equipe de cuidados fornece ao paciente de acordo com a prescrição medica para: Diminuir o estresse do paciente, ajudar o paciente a dormir com o barulho e a luz da UTI. Além disso faz com que o paciente se sinta menos doente, dolorido, rígido, esquecido ou constipado. Um analgésico também pode reduzir os efeitos colaterais e desconforto causados ​​por um procedimento médico e ou cirúrgico.

São exemplos a dipirona, os antiinflamatório simples e os corticoides. São prescritos de maneira fixa, de resgate, a critério medico ou de acordo com alguma orientação.

Fixa: é estipulado que o analgésico deve ser administrado em um intervalo fixo por exemplo de 4 em 4 horas ou 8 em 8 horas.

Resgate: Caso o paciente tenha dor mesmo com a medicação fixa é administrado uma dose a mais alta ou um outro tipo de medicamento

De acordo com as orientações medicas: O medico pode orientar em quais momentos gostaria de o medicamento fosse administrado como: No caso de dor moderada ou febre maior de 38º

A critério medico: É a administração de medicamentos dependendo da decisão do médico de acordo com as orientações iniciais e sua avaliação no momento.
Por exemplo: Dipirona se dor ou febre maior de 38º C, a critério médico. No caso isso ocorre porque o medico gostaria de avaliar o paciente nessas condições, dor ou febre, para entender melhor o caso e saber se realmente a melhor opção é administração daquele medicamento.

Anestésico

Um tipo de medicamento utilizado no paciente para causar uma perda temporária das sensações, também pode deixar o paciente com sono. Os anestésicos podem ajudar o paciente a se sentir menos desconfortável durante um procedimento invasivo.

Por exemplo durante procedimentos, em que a pele e outras estruturas são cortadas ou um tubo é inserido como em endoscopias, colonoscopia e ventilador mecânico. Isso traz conforto ao paciente, facilita atendimento e o trabalho da equipe de saúde

Insuficiência respiratória aguda

A insuficiência respiratória aguda é a incapacidade aguda do sistema respiratório em manter a oxigenação e/ou ventilação ocasionando falha em fornecer ao organismo a quantidade de oxigênio (O2) que ele necessita para o seu funcionamento adequado. Sendo um quadro grave eles geralmente acabam na unidade de terapia intensiva (UTI) em uma máquina que os ajuda a respirar (ventilador) até que essa incapacidade seja resolvida.

Causas:
Problemas neurológicos devido a traumas e infecções
Problemas pulmonares como dificuldade de passagem do ar nos casos de asma aguda ou por compressão externa; dificuldade na passagem do oxigênio do ar para o sangue devido a liquido no pulmão. Além de dificuldade na expansão do pulmão por traumas e compressão por líquidos ou ar.
Problemas nos nervos e músculos da respiração: Trauma no tórax; tumores.

Cânula de traqueostomia

Fonte: INCA

A cãnula é um tubo de plástico ou de metal que é introduzido no pescoço do indivíduo para auxiliar a sua respiração. Será por ele que o ar entrará e sairá dos pulmões.

Partes da cânula: A cãnula é dividida em cânula e subcãnula, sendo que é fundamental que elas estejam limpas para evitar obstruções e mau cheiro.

Para saber mais sobre traqueostomia e como limpar a cãnula clique aqui.